quinta-feira, 10 de março de 2011

5ª AULA

         - Tema: “Introdução ao pensamento grego”.


         A Guerra de Peloponeso

         Atenas, no final do século V a.C. era a principal cidade-Estado da Grécia e liderava a Confederação de Delos, que reunia as várias cidades-Estado (Anfípolis, Abdera, Acanto, Alnos, Andrus, Antandro, Asso, Atenas, Cálcis, Cárpatos, Cásos, Cauno, Cnido, Cós, Eritréia, Esmiroa, Halicarnasso, Histaia, Içaria, Maratona, Melos (Milo), Micale, Miconos, Mileto, Mitillene, Naxos, Olinto, Pérgamo, Potidéia, Quios, Rodes, Samos, Sesto, Stagira, Teno, Tera, Torone). Atenas, dona de grande poder, conseguia, sempre fazer vales seus direitos.
         Esparta também era uma grande cidade-Estado da Grécia Antiga e, por sua vez, liderava uma outra confederação, a Liga do Peloponeso (Argos, Citera, Delfos, Esparta, Mentinéia, Metana, Olímpia, Pilo, Tebas).
         A guerra foi provocada por problemas comerciais entre Atenas e Corinto (cidade que fazia parte da Liga do Peloponeso). A guerra entre Atenas e Esparta causou tão grande desgaste que, ao serem atacados pelos macedônios, os gregos não tiveram meios de resistir, foram anos de batalha até que Esparta saísse vitoriosa da guerra, tornando-se a principal cidade-Estado da Grécia.

 
         A cultura grega
 
         Os gregos, em seu modo de raciocínio, destacaram-se em vários campos científicos, na filosofia, nas artes, e seu modo de pensar influenciou diversos períodos da história, inclusive o atual.
         Os gregos mais destacados foram: Pitágoras na matemática, Arquimedes na física, Hipócrates na medicina e vários filósofos como Platão, Sócrates, Zenão, Epicuro, Parmênides e outros.
         Mas não foi apenas na ciência que os gregos se destacaram. As artes também foram muito exploradas por eles. As esculturas valorizavam o homem e a beleza física de homens e mulheres foi a principal inspiração para os escultores. O teatro grego também se tornou famoso, tendo como alguns de seus principais autores: Ésquilo, Sófocles a Aristófanes. Os gregos também se deram especial atenção para a História: Heródoto foi o primeiro, depois vieram Tucídides, Xenofonte e outros.
         A valorização do corpo e da mente (Mens sana in corpore sano – Mente sã em corpo são) deu origem aos Jogos Olímpicos, que visavam prestigiar o homem e eram um momento de confraternização entre os povos que formavam a Grécia. Como podemos ver, em quase todos os campos do conhecimento (ciência, arte, esportes), os gregos deram sua colaboração para a formação do mundo ocidental.

Um comentário:

  1. A aluna Débora (1ª A) diz:

    "Nós achamos que esta atividade é muito interessante para os nossos estudos e nos ensina várias coisas sobre a filosofia."

    ResponderExcluir