quinta-feira, 10 de março de 2011

6ª AULA

         - Tema: “Utilizando a Filosofia em nossas vidas!”

         Na obra de Platão chamada "Apologia de Sócrates", assim como na obra "Da alma" de Aristóteles, podemos encontrar trechos com o quais podemos tentar entender como podem ainda existir pessoas que ainda se interessem pela Filosofia:
“Ao considerar o conhecimento como se encontrado entre as coisas mais belas e dignas do maior valor, sendo umas mais perigosas do que outras, quer em virtude do seu rigor, quer em virtude de dizer respeito a coisas mais belas e elevadas, decidimos, devido a essas duas mesmas causas, considerar toda a investigação respeitante à alma como sendo de importância fundamental. Além disso, parece esta investigação também constituir uma contribuição especial para todo o conhecimento da verdade, particularmente para o estudo da natureza – a alma, é com efeito, o princípio de todos os seres vivos. Por isso procuramos, ao investigar, examinar a natureza e a essência da alma em primeiro lugar e, depois, os seus atributos fundamentais.” (ARISTÓTELES, Da alma. Edições 70, 2001, p. 23)
“Por toda parte eu vou persuadindo a todos, jovens e velhos, a não se preocuparem exclusivamente, e nem tão ardentemente com o corpo e as riquezas, como devem preocupar-se com a alma, para que ela seja quanto possível melhor, e vou dizendo que a virtude não nasce da riqueza, mas da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados.” (PLATÃO, Apologia de Sócrates)
         Nestes trechos, percebemos que Platão e Aristóteles trazem consigo a preocupação com a alma, com a virtude, com a capacidade de conhecimento, ou seja, com palavras ou conceitos que fazem parte da experiência humana e exigem esforço de reflexão que se distingue da reflexão de um espelho que mostra apenas o visível, o superficial. Podemos assim criar uma comparação entre a reflexão do espelho e do intelecto:


         Reflexão do espelho X Reflexão do intelecto

         A reflexão do espelho necessita somente de luz.
X
A reflexão intelectual precisa de idéias e conhecimento.

         Apenas reflete o que está a sua frente.
 X
O intelecto pode refletir sobre coisas escondidas ou ausentes,
assim como pessoas que moram longe e de quem gostamos.

         Apenas reflete as imagens presentes.
X
Reflete sobre coisas do passado e pensa o futuro.
Em relação ao presente, ela trata dos sentidos,
dos valores e das interpretações que fazemos
do que podemos ver e do que apenas percebemos da realidade.

         Apenas reflete o que é visível.
X
Reflete sobre coisas “invisíveis”, ou abstratas,
como o amor, a saudade ou as idéias, sem esquecer, obviamente, a Filosofia.

         Caso não funcione direito, pode-se descartar o espelho.
X
É possível melhorá-la a partir do conhecimento.        

                                    Não pode refletir a si mesmo.
X
Pode refletir sobre si mesma.                                   

Um comentário: