sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

4ª AULA

         - Tema: “Princípio da Linha do Tempo Filosófica: Os gregos”

         A civilização grega, influenciada pelas culturas fenícia e mesopotâmica, inaugurou o pensamento ocidental. A maneira de pensar, o raciocínio, a lógica e as diferentes formas de governo são algumas das influências que permanecem até hoje.
         Os gregos acreditavam em vários deuses e achavam que eles interferiam constantemente na vida terrestre. Acreditavam também no valor dos homens e davam valor à beleza corporal e à grande capacidade do raciocínio humano. A história da Grécia Antiga divide-se em 3 períodos: Período Homérico, Período Arcaico e Período Clássico.

         Período Homérico (de 1200 a 800 a.C.)

         Esse período recebeu esse nome por causa do poeta grego Homero, que escreveu os livros Ilíada e Odisséia, testemunhos dos acontecimentos que ocorreram no período. Foi marcado pelos clãs, ou seja, comunidades baseadas no parentesco. As desigualdades sociais praticamente não existiam, assim como a propriedade privada. Com o crescimento populacional, começaram a faltar terras cultiváveis, o que provocou um deslocamento de muitas pessoas em busca de novas terras dando origem a novas aldeias, que com o passar dos tempos tornaram-se “cidades-Estado”.


         Período Arcaico (de 800 a 500 a.C.)

         Neste período desenvolveram-se as “cidades-Estado”. Também desenvolveram-se as atividades comerciais dos gregos, o que levou ao início da colonização grega no Mediterrâneo.

         Período Clássico (de 500 a 338 a.C.)



         Período de grande esplendor da Grécia. Atenas, sob o comando de Péricles, tornou-se a principal “cidade-Estado”, e desenvolveu a democracia ateniense. Os gregos enfrentaram diversas batalhas contra os persas e saíram vitoriosos. No entanto, esse período de esplendor durou pouco tempo, pois a rivalidade entre as cidades de Atenas e Esparta provocou a chamada Guerra de Peloponeso, que deu início a hegemonia grega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário